terça-feira, 5 de abril de 2022

O Submarino U2


E temos hoje o primeiro jogo a entrar na competição Basic Apascalado, a competição montada pelo Zé Oliveira e que Planeta Sinclair,  a revista Espectro, a Teknamic e o Museu LOAD ZX Spectrum apadrinharam.

O candidato a ganhar os prémios fantásticos da competição é bem conhecido da comunidade: Domingues da Silva. Recorde-se que este programador desenvolveu inúmeros jogos e programas nos anos 80 (e também 90). Mais recentemente conseguimos contactá-lo e preservar os seus antigos trabalhos (felizmente Domingues Silva ainda tinha consigo as cassetes originais). Depois disso, voltou a programar e já nos presenteou com quase uma dezena de novos jogos.

O Submarino U2 tem algumas particularidades. Assim, o jogo tinha sido originalmente programado em Basic. Mas entretanto o programador adaptou-o ao Basic Apascalado, resultando num trabalho com características diferentes, tornando-se um exercício mais estratégico. Também um pouco mais lento, o que é perfeitamente compreensível, dado a linguagem utilizada. Além disso, o próprio ecrã de carregamento foi alterado (em baixo o original).


Inicialmente o jogador terá que seleccionar as diversas miras (qualquer tecla excepto "S") e confirmar depois com a tecla "S".

O navio é visto no Radar e os tiros serão efectuados automaticamente pelo sistema nas diversas passagens. O tiro é considerado certeiro se o quadrante (de 28 para 14) se conjugar com a altura do tiro, ou seja a alça, sendo adicionado um tiro certeiro ao monitor de Controlo. Caso falhe há um aviso de "água".

É apenas um pequeno jogo, mas demonstrativo daquilo que se consegue fazer com um pouco de imaginação em Basic Apascalado.

Vamos aguardar agora por próximos trabalhos do Domingues Silva ou de outros concorrentes. Entretanto poderão vir aqui descarregar O Submarino U2.

Sem comentários:

Enviar um comentário