sábado, 16 de abril de 2022

Sessão Multimédia inovadora no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede

No sábado 23 à noite vamos estar no Museu a conviver e abordar as peripécias do dia. Será um ambiente descontraídos e mais informal, mas onde queríamos na mesma proporcionar algumas atividades para a comunidade. 

Assim, além dos torneios de jogos já anunciados, teremos também uma explicação do que é a Demoscene do Spectrum e preparámos também uma performance multimédia. 

Para isso contamos com uma equipa que vai “atuar” pela primeira vez em conjunto. São eles o Francisco e o Ricardo.

Francisco Saldanha, Som 

Francisco Saldanha é produtor e compositor e editou o seu primeiro trabalho discográfico com o título Espiral Phi, género musical New Age para fins terapêuticos, valorizando a natureza bairradina (animais, floresta, água, recursos minerais…). O Francisco possui o curso de piano clássico e jazz pelo conservatório de música de Coimbra. Conta com mais de 20 anos de experiência em palcos, onde interpretou vários estilos musicais, acompanhando músicos e artistas nacionais e internacionais, tendo gravado alguns álbuns. Em 2002 participou no Festival RTP da canção, apresentando ainda, outras experiências em programas televisivos e em festivais de música dentro e fora do país. 

Leciona em diversos estabelecimentos de ensino musical, foi diretor e responsável artístico por um período de 10 anos numa escola de música em Cantanhede e atualmente tem uma parceria com a escola de música CEM. 

Entre muitos trabalhos já realizados ou em curso, destacamos em 2018 ter sido programador e criador de sons com a marca americana "Kurzweil" (sintetizadores), utilizando um sistema V.A.S.T., modelando ondas sonoras, geradores de som, Algoritmos, Filtros, Envelopes, LfOs, Fun... Estes sintetizadores foram utilizados por nomes como Stevie Wonder, Pink Floyd, Deep Purple, Dream Theater, Robert Miles, entre outros. 

Ricardo Cruz, Imagem

Ricardo Cruz, começou no final dos anos 80 em casa de um amigo, a programar em Sinclair Basic num Zx Spectrum 48k. A partir daí ficaria para sempre ligado à área tecnológica. Estudou Economia e Engenharia Informática, desempenhando neste momento funções de software engineer numa multinacional holandesa. Anteriormente esteve também ligado profissionalmente à área do audiovisual e produção de eventos.

Ligado ao Museu LOAD ZX Spectrum e à sua Direção desde a fundação desenvolveu, entre outras coisas, o software presente nos quiosques multimédia daquele espaço.

Na década passada fez parte de vários projetos de “audiovisual performance” e “audiovisual theatre”. Atuando na área de “live visuals”, participou em projetos de fusão de música ambiente eletrónica, instrumentos elétricos e artes visuais e cénicas, com destaque para os projetos “dreams and emotions” e “the awakening”. As lives performances passaram por diversos espaços da região centro, como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Casino da Figueira, o Teatro Académico de Gil Vicente e o Salão Brazil, entre outros.

O Francisco e o Ricardo vão colaborar em conjunto (e sem ensaios) na sessão multimédia no dia 23 durante o convívio planeado para a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário