terça-feira, 19 de abril de 2022

João Encarnado no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede

O João Encarnado, também conhecido online por Johnny Red, tem 46 anos e é o criador do site Timex Computer World (TCW).

O João Encarnado tem vindo a trabalhar nos últimos tempos com o museu numa surpresa que vamos revelar no dia 23 na sessão sobre o legado da Timex Portugal.

Quanto à sua história, começa em criança quando a irmã do João Encarnado queria um videogravador e ele queria um computador… Ganhou o João visto que foi-lhes oferecido um Timex Computer 2048 e alguns jogos. Na altura o João nem sabia o que era um Spectrum. Curiosamente, não foram os jogos que o fascinaram, mas sim o manual da Timex, acabando por experimentar todos os programas e alterando-os, curioso para ver o que cada um fazia.

Mais tarde comprou um Commodore AMIGA, mas a saudades do Timex incentivaram o João a procurar por um emulador, mas que nessa altura só havia para o Spectrum original e não para as máquinas Timex.  Quando chegou a internet, procurou por informação relevante sobre os Timex, mas pouco ou nada encontrou. Toda a informação era, maioritariamente, sobre o Spectrum. 

Com ajuda de amigos norte-americanos, polacos e portugueses, nasceu o Timex Computer World no velho Geocities. Foi feito com o intuito de documentar tudo o que a Timex tinha feito na área da informática.

O João seguiu carreira na área das artes gráficas e não na programação, mas regressa com frequência ao ZX Basic para mais umas brincadeiras com o Timex FDD.

Sem comentários:

Enviar um comentário