quinta-feira, 21 de abril de 2022

Steve Vickers no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede

O seu pai trabalhou com computadores no National Physical Laboratory (“NPL”) e, sob a sua influência, Steve esteve sempre ligado há matemática e aos computadores. Em 1991 trabalhou temporariamente no NPL na área da programação. Seguiu-se a universidade onde estudou matemática e, mais tarde, completou o seu doutoramento em álgebra. 

Decidiu depois conhecer mais de como poderia aplicar os seus conhecimentos e voltou à programação, ingressando na Nine Tiles Information Handling em Cambridge. A Nine Tiles era um fornecedor estratégico da Sinclair Research. John Grant, o fundador da empresa, já tinha desenvolvido a ROM para o ZX80 e foi Steve Vickers quem a evoluiu para o ZX81 e posteriormente o ZX Spectrum. 

Mas o nome Steve Vickers está muito presente nas nossas memórias! E isso prende-se com ser o autor dos famosos manuais que todos nós consultámos em algum momento (mesmo que na versão pioneiramente traduzida em Portugal pela Landry Consultores). 

Posteriormente e conjuntamente com Richard Altwasser - o criador do hardware do ZX Spectrum - lançou o computador Jupiter Ace que acabou por não ter o sucesso esperado. 

Apesar de reformado, continua a fazer investigação no seguimento da sua carreira que continuou no meio académico em instituições prestigiantes como o Imperial College ou a Universidade de Birmingham. 

O Professor Steve Vickers foi uma surpresa inesperada que nos foi proporcionada pelo Anthony e a Nicola Caulfield da Gracious Films, os criadores do documentário “From Bedrooms to Billions” e a quem muito agradecemos. Como saberão, eles estão a trabalhar num novo projecto para os 40 anos do ZX Spectrum, após um crowdfunding bem sucedido, e no qual estamos a colaborar ativamente.

Ele irá participar remotamente numa sessão no domingo de manhã, motivo pelo qual efetuámos ligeiros ajustes no programa nesse dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário