sexta-feira, 15 de abril de 2022

Tutorial do Concurso #8: Eagle 1 (Lander)

Apresentamos hoje mais um pequeno jogo escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros.

O jogo de hoje é o clássico Lander (1979) adaptado ao cenário de Space: 1999. O objectivo do jogo é fazer a alunagem do Eagle 1. Este jogo foi criado aproveitando a ideia do cálculo diferencial do Jogo Bala (Cannonball) publicado em 18-03-2022.

Estamos perante um jogo de simulação. Num jogo de simulação convém que o resultado seja o mais possível semelhante à realidade (constantes e unidades de medida). Neste caso, o mais importante é definir a gravidade como sendo a gravidade da Lua (1/6 da gravidade na Terra) (no programa está indicado erradamente 9.8).

Outra coisa importante num jogo de simulação é a imprevisibilidade do mundo real. No estado actual o programa acaba por ter sempre os mesmos valores de score porque a propulsão é sempre igual e o botão de propulsão só está disponível uma vez em cada ciclo. Seria melhor que a propulsão tivesse uma pequena variação...

Outra coisa importante é a função aleatória. Quando se usa a função RND ela deve ser inicializada com alguma informação do mundo real. Por exemplo: pedir ao utilizador para premir uma tecla para começar e depois do utilizador premir uma tecla invocar a função RANDOMIZE.

Convidamos os leitores a examinar as listagens e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los.

Para ler as duas listagens é mais fácil fazê-lo aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Para jogar online, clicar aqui.

Podem ver aqui o vídeo do Lander original de 1979.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Convidamos ainda os nossos leitores a tentar bater o recorde do filho do Zé Oliveira. Já o conseguimos igualar, mas será que mais alguém vai ter a mesma (ou superior) destreza?

Sem comentários:

Enviar um comentário