quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Skate Alice


Nome: Skate Alice
Autor: Alexander Konstantinov
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Infelizmente temos que voltar a bater no ceguinho: o ZX Spectrum não é uma consola nem as teclas "WASD" são adequadas aos jogos deste computador. Quando isto acontece, o efeito imediato é fazer com que nem percamos tempo a tentar adaptarmo-nos a uma péssima configuração de teclas. E ao avaliarmos aquilo que foi dito pela comunidade, não estamos sozinhos. É precisamente o que se passa com Skate Alice, jogo ao qual apesar de tudo vamos dedicar umas (poucas) linhas.

Assumimos então o papel de Alice, que montada num potente skate, tenta evitar os muitos obstáculos e inimigos que surgem pelo caminho, nume exercício à la Flappy Birds. E o jogo tinha tudo para dar certo: uma velocidade estonteante e um scroll magnífico, gráficos razoáveis, possibilidade de se jogar em modo 48K sem ter que levar com a música repetitiva que nada tem a ver com o desafio que temos pela frente. Mas quando tentamos controlar Alice, das duas uma: ou ficamos com uma enorme tendinite, por insistirmos numa configuração contra natura, ou desatamos à cabeçada a tudo, porque nos enganamos constantemente nas teclas.

Quem for capaz de ultrapassar a questão das teclas, vai encontrar um jogo engraçado, se bem que curto. Não só existem os obstáculos fixos que se tem que evitar, mas vários tipos de inimigos que fazem de tudo para nos mandar ao chão. Além disso, a energia esgota-se, pelo que é imperativo apanhar as garrafas que vão surgindo no caminho. Se a barra horizontal que se encontra na parte superior do ecrã chegar ao fim, o jogo termina. E termina mesmo, pois apenas existe uma vida. Assim, qualquer descuido é fatal, contribuindo para aumentar o sentimento de frustração.

A única ajuda que temos são alguns escudos que também aparecem pelo caminho e que concedem imunidade sempre que acontece um descuido. Quanto mais escudos apanharmos, mais possibilidades temos de chegar ao fim.

Não existe qualquer pontuação ou qualquer outra fonte de motivação que nos faça tentar adaptarmo-nos às teclas. Aliás, quando numa review, metade desta é dedicada às teclas, está tudo dito! Se gostam do género e querem um Flappy em condições, fiquem-se por FlappyClive

2 comentários:

  1. Comungo da apreciação André!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :) Sei que pode parecer embirração, mas com estas teclas não me oriento :)

      Eliminar