sábado, 23 de abril de 2022

A Viagem de Vasco da Gama à Índia (MIA)


Depois de na semana passada termos disponibilizado a análise daquele que consideramos como o mais importante jogo português a ser desenvolvido para o ZX Spectrum, mesmo tendo saído numa fase já bastante tardia, e daí talvez ter passado despercebido à comunidade, vamos hoje disponibilizar o jogo ao público, com o consentimento do próprio autor, o Libânio Guerreiro. E fazemo-lo na melhor altura e no melhor local possível, no aniversário dos 40 anos do ZX Spectrum, num evento que está a ser realizado no Museu LOAD ZX Spectrum, em Cantanhede. 

Esta é a versão original que foi desenvolvida para o FDD da Timex e que nos foi enviada pelo próprio Libânio, sendo extraída a imagem do disco pelo Ricardo Reis. Para se poder jogar, é necessário a máquina real, ou então de um emulador como o Fuse, com algumas configurações muito específicas:

  1. Seleccionar o TC 2048 no menu "Machine"
  2. Selecionar o FDD3000 no menu "Options", "Selects ROMs" e "Peripheral ROMs" (necessitam de colocar o ROM específico do FDD3000 no Fuse)
  3. Ir ao Menu "Options", "Periherals" e "Disk" e seleccionar o "FDD3000 interface"
  4. Ir a "Media", "Disk", "FDD 3000", "Drive A", "Insert" e inserir o lado A de Vasco da Gama
  5. Fazer o"FDD3000 Reset" em "Machine"
  6. Fazer LOAD * "start"
  7. Quando carregarem o jogo (opção 3 do menu inicial), não esquecer de inserir o lado B de Vasco da Gama (tal como fizeram no passo 4)
  8. E pronto, têm o jogo a funcionar em toda a sua glória...
Devemos deixar desde já um alerta: quando chegarem ao Índico, irão perceber que algumas partes do mapa não estão a ser lidas correctamente, trazendo imagens erradas ao jogo. O original na disquete está assim mesmo, no entanto, continua bastante jogável. Entretanto, o Filipe Veiga e o Libânio estão a trabalhar versão que será lida pelos ZX Spectrum (modo 128K), corrigindo as imagens do original.

Assim, simbolicamente, o lançamento desta notícia é feita durante o grande evento do quadragésimo aniversário no Museu LOAD ZX Spectrum. Podem aqui vir descarregar o jogo, ficamos ansiosos para saber o que acham dele.

5 comentários:

  1. Excelente .quem me dera estar de folga para ir a Cantanhede..grande prenda este Vasco da gama.tal como herói e Quéops que ainda procuro...
    Só falta mesmo o derivado do paradise café 👍👍👍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. keops tenho, mas ainda sem autorização para distribuir

      Eliminar
  2. Bom dia, excelente iniciativa. No entanto, caso seja possível, poderiam também disponibilizar uma versão TAP do jogo, sff?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é nisso que estamos a trabalhar, assim como corrigir o erro dos mapas. Estamos a avançar, mas lentamente. Agora que o grande evento já decorreu, vamos tentar avançar mais rápido.

      Eliminar
    2. Caro André, muito obrigado pela resposta. Só posso jogar os jogos Spectrum nos emuladores em formato TAP, pelo que seria muito bem-vinda a possibilidade de este e outros jogos portugueses puderem ser disponibilizados nesse formato. Fico a aguardar na expectativa. Obrigado e um abraço

      Eliminar